Inicial > economia do Japão, fábricas no Japão, Japão > Fábricas de semicondutores investem na abertura de novas unidades no país

Fábricas de semicondutores investem na abertura de novas unidades no país

A Renesas, JS Foundry, e TSMC já trabalham para retomar unidades ou abrir novas para produzir chips

A empresa japonesa de materiais semicondutores Shin-Etsu Chemical construirá uma fábrica na cidade de Isesaki, província de Gunma, investindo para isso cerca de 83 bilhões de ienes, com o objetivo de fortalecer a cadeia de fornecimento de chips no país, publicou a Reuters.

A Shin-Etsu Chemical produzirá na nova unidade materiais litográficos para a fabricação de chips, com a primeira fase de investimento a ser concluída até 2026, à medida que procura aproveitar a crescente demanda dos clientes e diversificar sua base de produção.

A empresa, especializada na produção de materiais litográficos, tem unidades nas províncias de Niigata, Fukui e também em Taiwan. A unidade de Gunma será a primeira da Shin-Etsu em 56 anos, segundo o Nikkei Asia.

A nova fábrica, que será estabelecida em uma área de 150 mil metros quadrados em Isesaki, produzirá materiais utilizados no processo de fotolitografia de semicondutores.

A Shin-Etsu controla cerca de 20% do mercado mundial de fotorresistentes em geral e acredita-se que capture pelo menos 40% do mercado especificamente para produtos de ponta.

A nova unidade em Gunma funcionará como centro estratégico para materiais semicondutores, inclusive para exportação para a Coreia do Sul, EUA e outros países. A empresa também planeja eventualmente conduzir pesquisa e desenvolvimento em Gunma.

Outras empresas
A Renesas Electronics reiniciou na quinta-feira (11) uma fábrica perto do Monte Fuji que estava inativa há mais de nove anos, correndo para atender à crescente demanda por semicondutores de energia usados em veículos elétricos e data centers.

A fábrica fica na cidade de Kofu, província de Yamanashi, onde eram produzidos semicondutores para computadores pessoais até ser fechada em outubro de 2014. A empresa planeja duplicar a produção a partir do próximo ano.

A JS Foundry, fabricante terceirizada de chips, gastará 13 bilhões de ienes em uma fábrica na província de Niigata no próximo ano para aumentar a capacidade de produção de semicondutores de potência em 30%.

A empresa adquiriu o prédio em dezembro de 2022 da fabricante de chips norte-americana Onsemi e iniciou a produção no local no mesmo mês. Agora a JS Foundry está instalando novos equipamentos com o objetivo de atender à crescente demanda por semicondutores de potência.

Na província de Miyazaki, a Rohm está convertendo uma fábrica de células solares, adquirida em novembro passado, para produzir semicondutores de energia.

A previsão é de que a operação da Rohm inicie no final deste ano, com um gasto de 300 bilhões de ienes para expandir a capacidade de produção sequencialmente. Seu objetivo é produzir semicondutores de potência de carboneto de silício de próxima geração em 35 vezes o volume do ano fiscal de 2021 até o ano fiscal de 2030.

A Taiwan Semiconductor Manufacturing Co. (TSMC) anunciou no sábado (6) que construirá sua segunda fábrica no Japão na cidade de Kikuyo, província de Kumamoto.

As operações na primeira unidade também em Kumamoto estão programadas para serem lançadas este ano. A empresa pretende iniciar a construção da segunda fábrica até o final deste ano, com meta de iniciar as operações até o final de 2027.
Fonte: Alternativa

  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário