Início > Japão, trabalhadores estrangeiros > Setor hoteleiro pressiona Japão a liberar entrada de trabalhadores estrangeiros

Setor hoteleiro pressiona Japão a liberar entrada de trabalhadores estrangeiros

“Não temos mão de obra suficiente”, disse o presidente da Associação Japonesa City Hotel

hotel
O aumento dos turistas estrangeiros no Japão está sobrecarregando a indústria hoteleira do país, que não tem mão de obra suficiente para prestar um serviço adequado aos visitantes.

Para discutir o problema considerado como emergencial, representantes do setor, incluindo redes de hotéis e as tradicionais pousadas japonesas (ryokan), reuniram-se em uma conferência realizada na terça-feira (11).

No encontro, autoridades do setor de turismo concordaram que a contratação de estrangeiros é a melhor solução para suprir a falta de mão de obra. No entanto, para isto ocorrer, será preciso que o governo libere vistos simples de trabalho para não japoneses.

Atualmente, a maior parte dos estrangeiros não recebe autorização de permanência para serviços gerais ou de meio período. Com exceção dos descendentes e do programa de estágios, o visto é garantido apenas aos estrangeiros com curso superior e com contrato efetivo.

Desta forma, a indústria hoteleira possui poucas opções para suprir a falta de mão de obra e os únicos estrangeiros que podem trabalhar nos hotéis são aqueles que já possuem autorização de permanência por outros motivos.

Atualmente, há tantas vagas disponíveis e baixa procura que alguns hotéis estão tendo que recusar novos hóspedes mesmo com quartos vazios, pois o número de trabalhadores não cumpre a demanda.

De acordo com uma reportagem da emissora NHK, o setor hoteleiro do país irá levar a questão às autoridades do governo japonês e pedir que a liberação dos vistos aos estrangeiros seja analisada com urgência.

O presidente da Associação Japonesa City Hotel, Mafumi Kobayashi, disse que os representantes da indústria irão trabalhar firmemente neste objetivo. “Não temos mão de obra suficiente para exercer atividades primárias nos hotéis, como a limpeza dos quartos. Iremos lutar com todo o setor para que o país aceite a mão de obra estrangeira”, comentou.

O vice-presidente da Associação de Hotéis do Japão, Yasuhiro Shimura, também afirmou com convicção que a área precisa urgentemente de trabalhadores de outras nacionalidades.

“A mão de obra poderá baixar ainda mais a partir de agora. Permitir a permanência de estrangeiros para esta finalidade é viável não apenas para suprir a mão de obra, mas também para aumentar a qualidade do serviço prestado aos turistas”, afirmou.

No mês passado, autoridades do governo se reuniram para discutir melhorias no estilo de trabalho do país. A questão dos estrangeiros também está na pauta junto com outros temas, como a reforma no sistema de horas extras. A expectativa é que o governo inicie reuniões em breve para discutir o assunto.
Fonte: Alternativa

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: