Início > governo japonês > Carros no Japão serão obrigados a ter faróis que acendem sozinhos antes de escurecer

Carros no Japão serão obrigados a ter faróis que acendem sozinhos antes de escurecer

Governo estuda medida como estratégia para reduzir o número de acidentes

faróis que acendem sozinhosPara reduzir o número de acidentes de trânsito no horário do pôr do sol, o Ministério da Terra, Infraestrutura, Transporte e Turismo deve obrigar fabricantes de automóveis a instalar faróis automáticos nos veículos novos, informou o jornal Mainichi nesta quarta-feira (13).

O Ministério irá discutir o assunto com outras esferas do governo japonês na Assembleia de Medidas Políticas para Trânsito, que será realizada na próxima terça-feira (19). Na reunião, serão discutidos os critérios para a iluminação automática e quando essa medida deve entrar em vigor.

Após a conclusão do assunto, os critérios de segurança da Lei de Tráfego de Veículos serão reformulados de acordo com as novas determinações. A princípio, a medida deve valer apenas para veículos novos de quatro rodas.

Os faróis automáticos, conhecidos como “auto light”, funcionam através de um sensor que detecta a iluminação do local. Os faróis acendem quando a iluminação está baixa e apagam em momentos de muita claridade, sem necessidade do comando manual do motorista.

Em 2011, a União Europeia (EU) implantou a medida obrigatória aos veículos novos no continente. Porém, de acordo com a Federação Automobilística do Japão (JAF), apenas 30% dos veículos no país tinham essa opção em agosto de 2014.

Acidentes no pôr do sol
Dados da Agência Nacional de Polícia mostram que 4.113 pessoas morreram em acidentes de trânsito no ano de 2014 no Japão. Deste número, 535 mortes teriam ocorrido entre uma hora antes e uma depois do pôr do sol.

Segundo o Instituto de Pesquisa e Análise de Dados de Acidentes de Trânsito, localizado em Tóquio, houve 40 casos de acidentes ocorridos na última hora antes do pôr do sol. Em 33 casos (80% do total), os veículos estavam com os faróis apagados.

Entre as 535 mortes, 213 ocorreram no período de outono-inverno, entre outubro e dezembro de 2014. Além disso, outros dados mostraram que 80% das vítimas tinham mais de 65 anos de idade. “No inverno o sol se põe mais rápido e os idosos saem mais para passear”, analisou um representante do Ministério.

Pesquisa sobre faróis
Ainda em 2014, a JAF realizou uma pesquisa sobre faróis com 44.910 veículos em todo o Japão. De acordo com os resultados, apenas 0,9% dos motoristas ligava os faróis 30 minutos antes do pôr do sol, que é o horário indicado para aumentar a segurança na direção.

Os dados mostraram também que 22,8% dos veículos estariam com os faróis acesos cinco minutos antes do pôr do sol. De 10 a 15 minutos após o pôr do sol, a prática ocorreria em 72,7% dos automóveis.

No mesmo período, a JAF também realizou uma enquete com motoristas e obteve 2.098 respostas. Do total, 56,8% dos entrevistados afirmaram que só ligavam os faróis depois do pôr do sol. Estar enxergando o caminho sem dificuldades foi uma das principais justificativas ditas pelos motoristas para o atraso no uso da luz.
Fonte: Alternativa

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: