Início > Japão, kokumin hoken, mudança de residência no Japão, shakai hoken > Procedimentos para mudança de residência no Japão

Procedimentos para mudança de residência no Japão

Saiba quais são as obrigações legais e o que deve ser feito nos primeiros 14 dias após a mudança

mudança de residência no japão– Trocar de residência é um processo trabalhoso que exige desde a preparação das bagagens e contratação de empresa de mudança até procedimentos básicos de registro de endereço. Mesmo para quem se muda sem sair da cidade, não há como fugir dos documentos burocráticos.

Alguns procedimentos podem variar de acordo com as condições de quem está se mudando. Se a mudança for de um apartamento alugado para outro, é possível que a própria empresa de contratação alerte para os serviços que devem ser contratados e outros que já estão inclusos no contrato.

Se a mudança for para uma casa comprada, provavelmente será necessário contatar com o provedor de internet e telefone utilizado, além de avisar companhias de gás e luz sobre a troca de endereço. Veja abaixo todos os procedimentos necessários antes e após a mudança:

Gás e luz:
A burocracia que envolve gás e luz pode variar um pouco de acordo com as condições de quem está se mudando. Porém, no geral, é preciso ligar para a central de atendimento das duas companhias, avisar a troca de endereço e a residência nova.

É importante fazer este procedimento com um pouco de antecedência, pois é necessário que as empresas desliguem os serviços da casa antiga e liguem na residência nova. Apesar do procedimento de luz ser automático, as companhias de gás costumam enviar um representante pessoalmente para realizar o processo. Se você demorar para agendar, talvez permaneça sem gás nos primeiros dias após a mudança.

Prefeitura:
Para realizar o procedimento de troca de endereço, você deverá comparecer tanto na subprefeitura da residência antiga quanto na repartição localizada nas proximidades da nova casa.

Primeiramente, você deverá ir até a prefeitura antiga e preencher o documento de notificação de mudança (転出届, teishutsutodoke). Ao fazer isto, você receberá um certificado que deverá ser levado até a subprefeitura nova para registrar a alteração de endereço.

Correio:
O correio também guarda em registro o endereço dos moradores da região e, em alguns casos, as encomendas não chegam se não houver este registro. Após a mudança, localize a sede mais próxima dos correios e registre o seu novo endereço.

Seguro de saúde e aposentadoria:
Tanto o kokumin hoken (seguro saúde) quanto o nenkin (aposentadoria) são administrados pelo órgão público mais próximo da residência. Ao trocar de endereço, é preciso também comparecer na prefeitura ou subprefeitura mais próxima para fazer um novo registro.

No caso do shakai hoken, é preciso devolver o documento antigo e receber um novo na subprefeitura. Para realizar este procedimento, leve os seus documentos, certificado de mudança e carimbo.

Registro de carimbo:
Quem possui carimbo registrado na prefeitura deve comparar na repartição próxima a nova residência para fazer um novo registro. Ao assinar a notificação de mudança, o registro na repartição antiga será cancelado automaticamente.

Outros procedimentos:
Pense em todos os serviços que você possui para fazer a atualização dos dados. Companhia de telefone celular, conta do banco, provedor de internet e telefone e outros serviços.

Se a alteração do endereço não for realizada, qualquer correspondência enviada por essas empresas acabará na caixa do correio da casa antiga.
Fonte: Alternativa

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: