Início > Banco do Japão, economia do Japão > Inflação no Japão acelera após aumento de imposto

Inflação no Japão acelera após aumento de imposto

Núcleo do índice de preços ao consumidor avançou 3,4% em maio

inflação no JapãoO núcleo do índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) do Japão avançou 3,4% em maio na comparação com o mesmo período do ano anterior.

O resultado representa uma aceleração ante a inflação de 3,2% de abril, mas veio exatamente como previsto por economistas consultados pela Dow Jones Newswires e pelo diário Nikkei.

O índice considera os efeitos do aumento de imposto de abril. Desconsiderando-se esse fator, o núcleo do CPI desacelerou para 1,4% em maio, de 1,5% em abril, ambos na comparação anual.

Esse é o número que o Banco do Japão (BoJ, na sigla em inglês) utiliza para alcançar a meta de inflação de 2%.

Essa é a primeira desaceleração desde setembro de 2013 no núcleo do CPI sem efeito de imposto, mas está em linha com o discurso da autoridade monetária.

O presidente do BoJ, Haruhiko Kuroda, alertou nesta semana que o núcleo do CPI pode desacelerar para algo em torno de 1% nos próximos meses, para começar a recuperar uma tendência de alta por volta de outubro.

Considerando todos os componentes do CPI, a inflação acelerou 3,7% em maio, também ante o mesmo período do ano passado. Na comparação mensal, o índice registrou alta de 0,4%.

O núcleo do CPI para a área metropolitana de Tóquio subiu 2,8% em junho, em comparação com o mesmo mês de 2013, mantendo o mesmo ritmo de maio e em linha com o previsto pelo mercado.

A inflação de Tóquio é vista como um indicador antecipado da evolução dos preços para o resto do Japão. Sem o efeito do aumento no imposto de abril, o índice acelerou 0,9% em junho, assim como no mês anterior.
Fonte: Exame com Estadão

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: