Início > economia do Japão > Preços sobem no Japão pela primeira vez em mais de um ano

Preços sobem no Japão pela primeira vez em mais de um ano

Aparecem os primeiros sinais da luta contra a deflação

Preços sobem no Japão pela primeira vez em mais de um ano O índice de preços ao consumidor (IPC) no Japão subiu 0,4% em junho em comparação com o mesmo mês do ano passado, sendo o primeiro aumento de preços na terceira economia mundial em mais de um ano, disse o Governo. Os dados, que mostram sinais positivos no objetivo do Governo e do Banco do Japão para acabar com quase 15 anos de deflação no Japão, são mais otimistas do que o previsto por analistas consultados pelo diário de negócios Nikkei, que esperavam um no mês passado, um aumento de 0,3% interanual.

O índice, que exclui os alimentos frescos por sua excessiva volatilidade, no entanto manteve-se estável no mês de maio. Os principais aumentos anuais em junho ocorreram nos setores de eletricidade, água e combustível, cujos preços subiram 5,7%, e no transporte e comunicação, onde o aumento foi de 1,8%.

Em contraste, os preços caíram nas áreas de móveis e utensílios domésticos (-2,4%) e lazer e cultura (-1,2%), de acordo com dados divulgados hoje pelo Ministério do Interior e Comunicações. Enquanto em Tóquio, onde a análise é do mês de julho, os preços subiram 0,3% em relação ao mesmo mês de 2012.

Os preços na área metropolitana da capital são considerados um dos principais indicadores das tendências do IPC em todo o Japão. Desde a chegada do primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, em dezembro, o novo governador do Banco do Japão, Haruhiko Kuroda, apenas dois meses depois, o Japão estabeleceu uma meta de alcançar uma inflação sustentada de 2% em um período de dois anos através de forte flexibilização monetária.

Assim, em meados do mês o emissor estima que os preços no país será colocado em 2013 em 0,6%, enquanto que em 2015 chegará a 1,9%.
Fonte: IPC Digital com Efe

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: