Início > Nissan, Toyota > Redução da capacidade operacional da Toyota e Nissan afeta os fabricantes de autopeças

Redução da capacidade operacional da Toyota e Nissan afeta os fabricantes de autopeças

Indústria automobilística representa 10% da força de trabalho no Japão

A decisão da Toyota e Nissan de reduzir sua capacidade de produção no Japão motivada principalmente pela fortaleza do iene afetará os fabricantes de autopeças, revelou o diário Nikkei.

A Nissan prevê reduzir a capacidade operacional de sua unidade localizada em Oppama (Kanagawa) e já transferi parte de sua produção para Kyushu, onde os custos trabalhistas são menores que em Kanto. No entanto, um número limitado de fornecedores da Nissan tem capacidade financeira de se deslocar para Kyushu.

Além disso, a segunda companhia automobilística japonesa atrás da Toyota está utilizando cada vez mais peças fabricadas na Coreia do Sul e China. Por outro lado, muitos abastecedores da Toyota, que operam na região Tokai, seriam pouco afetados pela decisão da empresa em reduzir sua capacidade de produção no país.

“Manter o nível de produção interna em 3 milhões de unidades segue sendo uma quantidade elevada. Creio que um nível de 2,7 a 2,8 é apropriado”, disse o representante de um dos principais fornecedores da Toyota.

Os fabricantes de veículos são conscientes de que a eficiente cadeia de suprimentos é uma das fortalezas da indústria manufatureira do Japão. Tudo isso, ressaltou o Nikkei, poderia começar a desmoronar se os fabricantes de automóveis transferirem demasiadamente a produção ao exterior e optarem por usar mais peças de países asiáticos.

O executivo de uma companhia automobilística advertiu que se a demanda cair depois da expiração do incentivo fiscal para a aquisição de veículos ecológicos e houver o aumento do imposto sobre consumo, a produção nacional poderá diminuir. O declínio da produção pode refletir como um golpe forte ao emprego, pois a indústria automobilística representa 10% da população trabalhadora do país.
Fonte: IPC Digital

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: