Início > notícias > Núcleo de Apoio e Informação a Trabalhadores Retornados do Exterior: NAITRE-SP

Núcleo de Apoio e Informação a Trabalhadores Retornados do Exterior: NAITRE-SP

O Ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, participa da cerimônia de inauguração do Núcleo de Apoio e Informação a Trabalhadores Retornados do Exterior (NAITRE-SP), no próximo dia 10 de janeiro, às 09h, na sede do Bunkyo.
Esse Núcleo é resultante do Projeto Migrantes concebido a partir da crise mundial de 2009, que também atingiu a economia japonesa, e refletiu negativamente no nível de emprego dos trabalhadores brasileiros no Japão.
Assim, diante do retorno maciço dos dekasseguis ao país, o Ministério do Trabalho e Emprego do Brasil, que no Estado de São Paulo é representando pela Superintendência de Trabalho e Emprego, buscou uma forma de prestar apoio e assistência a esses “retornantes”.
Atílio Peppe, assessor da Superintendência, relata que se pensou até em instalar um posto na sede, na rua Martins Fontes, para prestar os primeiros atendimentos a essas pessoas. “Mas, sentimos, logo no início, que era preciso agregar os principais representantes da comunidade nipo-brasileira na discussão”, ressalta, constituindo-se uma espécie de “concertação democrática, participativa”, agrupando as entidades e a imprensa nipo-brasileira.
Durante o ano de 2009, explica Peppe, o Grupo de Trabalho do Projeto Migrantes foi responsável pelos trabalhos de modelação do Projeto Migrantes com a Secretaria Regional do Trabalho e Emprego no Estado de São Paulo – Núcleo de Programas Sociais (NPS), que veio materializar-se em um convênio.
A implantação e funcionamento do NAITRE celebra este convênio do Ministério do Trabalho – Coordenação Geral de Imigração (CGIg) com o ISEC – Instituto de Solidariedade Educacional e Cultural para apoio aos trabalhadores retornados do exterior, não se restringindo apenas aos de descendência japonesa ou retornados do Japão.
Segundo o presidente do ISEC, Reimei Yoshioka, o objetivo primordial do Núcleo é o encaminhamento e a orientação para emprego a fim de “ajudar bastante gente”.
“No começo acho que vai ser um pouco difícil, mas queremos explicar sobre cooperativismo e também trazer representantes de empresas para explicar sobre o perfil em que eles estão interessados”, completa Yoshioka.
Além desta ponte entre empresas e trabalhadores, por meio do SINE (Sistema Nacional de Emprego), as ações do Núcleo serão para incentivar os retornados a aproveitar a experiência de trabalho no exterior aqui no Brasil e, também, apresentar alternativas para o empreendedorismo.
O Núcleo de Apoio e Informação a Trabalhadores Retornados do Exterior atenderá de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, na Rua São Joaquim, 381, 1º subsolo – Liberdade – São Paulo (próx. Estação de Metrô São Joaquim). Informações: (11) 3203-1916.
Fonte: Bunkyo

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: